Anderson & Irene Havro

Este Blog é destinado ao amigos e familiares tendo o objetivo de retratar passagens importantes em nossas vidas e informar como e onde estamos.

quinta-feira, abril 19, 2007

NOSSA CHEGADA NO CANADA

Aos amigos e familiares,

Primeiramente nao liguem pra falta de acento ou pontuacao, e porque o teclado esta configurado para o ingles.hehehe
Bem mas vamos la…
Demoramos pra dar noticias da nossa chegada pelo fato de estarmos correndo pra nos arrumarmos logo por aqui. Apesar da familia de Irene ser maravilhora conosco, nao queremos mas dar trabalho a eles pois aqui cada um tem sua vida e nao se pode muito parar pra ficar cuidado dos problema dos outros.
A nossa chegada foi tranquila, depois de 24hs rodando pra chegar aq em Montreal tudo deu certo. Laide e Gilles(tios de Irene) foram nos pegar no aeroporto e levaram algumas roupas pra nos pois estava fazendo frio e havia tido uma tempestade de neve na noite anterior.
Apos a chegada(podem notar que pulei a etapa da despedida em Recife pelo simples fato de ser um dos piores momentos que passei na minha vida e que quero esquecer esse dia) fomos comecar a resolver nossa vida por aqui e digo uma coisa…
E FOD… CHEGAR AQUI SEM CONHECER NINGUEM…gracas a Deus que nos conheciamos… e toda a familia de Irene, toda mesmo(tio, tia, primos e amigos) estao dando uma forca pra nos ajudar.
Vamos por etapas :


O APARTAMENTO…
Primeiro no dia em que chegamos Gilles e Laide ja tinham agendado varias visitas pra olhar apartamentos pra alugar. Olhamos uns dez e ficamos deprimidos com os apartamentos aqui. Tudo era velho e nao gostamos de nenhum proximo a Universidade de Montreal. Ai decidimos procurar um pouco mais longe da Universidade mas que ficasse perto ou de uma parade de onibus ou do metro. Ai eles nos falaram pra olhar aqui por perto da casa deles e fomos procurar no condominio. So conseguiamos achar apartamentos com 1 quarto mas mesmo assim marcamos visitas. Achamos melhor do que onde tinhamos procurado e fomos ficando mais animados. Vale lembrar que a temperature estava 1 grau e chuviscando…mas pobre e assim mesmo…SE ARROMBA!!!
Olhamos mais uns 3 e fomos ver um no subsolo de um predio…antes de chegar nao estavamos animados e ficamos meio sem vontade de ir porque era no subsolo e so tinha 1 quarto. Mas quando entramos no ap ficamos doidos…bem bonitinho, tudo novinho e ainda tinha geladeira, fogao, maq de lavar e de secar. Ao sair do ap eu olhei pra ela e disse que por mim estava fechado!!!ela disse que queria ver os que faltavam e com toda razao e claro. Mas depois ela falou que tinha amado ele tambem…e olha que pra Irene falar isso e dificil.
No outro dia fomos falar com o proprietario q e italiano e ele foi gente boa demais…acertamos tudo e ja pagamos o primeiro aluguel.(525,00 doletas)

DOCUMENTOS…
Nada como ter um canadense pra ir com voce tirar seus documentos. Onde Gilles chega ele trata logo de fazer amizades e como ele tem o sotaque daqui, pronto…todos brincam e tem a maior boa vontade de ajudar. Ja tiramos o Seguro social(com ele que se procura emprego), a carteira de saude esta em andamento(o formulario chega palo correio), fomos no banco mas a fresca da mulher pediu a carteira de saude tambem.


AJUDA AO IMIGRANTE…
Ate ai nao precisei falar nada sem um tradutor que era Gilles que sempre estava ao nosso lado…logico que ele so tradizia o que nao conseguiamos entender, mas so a seguranca de ter uma pessoa que se voce nao entender ele vai te ajudar, e muito bom. Mas ai nao teve tio Gilles nao…primeiro uma amiga de Laide(Melanie) ligou para o centro de apoio ao imigrante falando que tinha um casal que gostaria de fazer um curso de lingua etc… Ai a mulher disse que gostaria de falar comigo ao telefone…
Momentos de silencio…

PORRA…
TO LASCADO…
E AGORA…

Peguei o telephone e comecei a ouvir ela falar…claro que rola um…POR FAVOS FALE UM POUCO MAIS LENTO…mas foi tranquilo, ela falou comigo e disse que gostaria de marcar uma entrevista a tarde comigo e com Irene me deu o endereco e tudo deu certo. Fomos ao centro de imigracao aqui proximo ao nosso bairro na estacao de metro CREMAZIE e eles nos deram muitas dicas legal de todos os servicos que temos direito com : saude, educacao, trabalho e locais pra tirar documentos . Outra coisa que pra mim foi muito importante e que e la que eles fazem uma analise do seu curso superior no Brasil e dizem como voce faz pra validar seu diploma.

ADAPTACAO…
O Canada e um pais como outro qualquer…nem tudo sao flores mas garanto que oportunidades tem, e isso pode ser visto no jornal e nas placas dos bares, escritorios ou restaurantes, e que so depende de voce pra crescer. Estamos chegando e ainda acho muito pouco tempo pra falar se estamos gostando ou nao. Do Brasil ainda nao sentimos a minima saudade, mas do familiares sim!!! E como e doloroso isso…Nao sou apegado com meu pais e irmaos mas depois de chegar aqui e ver que estamos sozinhos a coisa e diferente (claro que a familia de irene aqui ajuda a fechar esse buraco). Temos saudades da familia mas isso da pra segurar numa boa. O que conforta a gente aqui, e saber que todos estao bem e que nos estamos buscando nossa felicidade que acharemos com certeza. Agora eu concordo com algumas pessoas que falavam que imigrar pra outro pais nao e pra todo mundo nao. Isso e verdade mas acho que nossos planos estao dando certo e ate mais rapido do que esperavamos. Em uma semana ja temos casa, Irene ja esta trabalhando onde ela sempre quis trabalhar(claro que nao e um emprego bom nem financeiramente nem fisicamente…mas da pra conhecer a rotina de trabalho em uma cozinha e pra quem quer ter sua propria doceria o caminho e esse), achamos um curso de frances, e ja tiramos todos os nossos documentos. Com certeza momentos de tristes virao mas isso sera superado com trabalho e realizacoes.
Bem pessoal isso foi nossa primeira visao no Canada…
Bjs e ate a proxima…
Eita…
Quase esqueco…
Nosso novo endereco do Codorna Home!!!(apelido dado ao nosso apartamento por ser do tamanho de um ovo de codorna)

9247, Avenue Olivier-Maurault
Montreal (Quebec), H2M 2K6

Anderson & Irene Havro - OS BRASILEIROS CANADENSES

10 Comments:

At 8:33 PM, Blogger Pati said...

Oi Irene e Anderson.
Que bom que chegaram bem e ja esta tudo se encaminhando. No inicio as coisas sao um pouco confusas e bate uma saudade grande de casa...mas depois tudo se estabiliza e a gente comeca a aproveitar mais. Boa sorte para voces. Um grande abraco.
Pati e Manoel

 
At 7:59 PM, Anonymous Anônimo said...

Que bom que está tudo dando certo. Morri de rir com a parte do "pobre é assim mesmo... se arromba". Hahahaha
Descobri o blog há pouco tempo e agora vou acompanhar a história de vocês. Estão linkados no meu blog.
Boa sorte no início por aí e boas vibrações para que tudo dê certo.
Um abraço

 
At 9:31 AM, Blogger Gadi, Suzi e Ana Luísa said...

Belo post, pessoal!! Fico feliz que as primeiras semanas de adaptação estejam sendo boas!! Estas informações são super-valiosas para nós que iremos em Junho, e tantos outros que estão no processo! Abração

 
At 2:36 PM, Blogger Andando no deserto said...

Anderson e Irene,
Estamos acompanhando a trajetória de vocês, e ficamos bastante felizes com a chegada e acomodação. Apesar de não ser moleza e as emoções iniciais serem fortes, vocês tem estrutura para suportar as adversidades e serem vitoriosos. E desde já, reservem uma mesa na inauguração da doceria para nossa família...rsrssr
Estamos orando e torcendo por vocês.

 
At 5:21 PM, Blogger Renata Caséca said...

Irene e Anderson!!

Estamos felizes demais com as novidades!! Temos certeza que tudo vai dar certo pra vocês, na verdade, já está dando!! Estamos torcendo por vocês!!

Renata e Renato

 
At 2:50 PM, Blogger Alê Brum said...

Olá, Anderson e Irene!
Fico feliz por vocês. Este começo não é fácil, mas vocês estão se saindo vitoriosos. Estou torcendo por vocês para que continue dando tudo certo. Estou também aguardando o próximo post de vocês com mais novidades. ;-)
[]'s.

 
At 11:00 AM, Anonymous Anônimo said...

gostei muito do seu post!
Ajuda muito quem está aqui se preparando.
boa sorte
Eric

 
At 8:51 AM, Blogger Valéria said...

Anderson e Irene,

Acabei de conhecer o bolg de vcs e quero desejar a vcs muita sorte nessa nova caminhada.
Nós já estamos na etapa federal do processo.
Queremos ir para Gatineau em Abril do ano que vem.
Estarei aqui na torcida pelo sucesso de vcs.
Um abraço,
Valéria

 
At 3:51 PM, Blogger Panda said...

Olá Anderson e Irene,

desejo a vocês muita sorte neste novo começo.
A experiência de vocês será muito importante para os imigrantes que irão depois, como eu.

Grande abraço e fiquem com Deus.

Alessandro

 
At 5:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Irene, quase não acreditei quando comecei a futucar seu blog e me dei conta que vc era vc! Antes de dizer quem sou ainda vou escrever um bocado... eu e meu esposo e nosso filhote de 3 anos estamos nesta empreitada..estudando francês, se lascando pra juntar deinheiro ...afinal somos lisos,e proximo ano iniciaremos nossa saga, enviando a documentação ao escritório de Quebec. Bem, por enqto alem de trabalhar e estudar francês, minha terceira atividade é ler tudo que posso a respeito deste país e da adaptação dos imigrantes...
Bem, sabe quem sou ?
Shirlei! amiga de sua irmã Marcela (contato)..Lembra? Saiamos pras baladas quando vc ainda era uma fedelha... Um grande xeiro. Espero que lembre de mim.Ahh se quiser manter contato meu e-mail é: shirlei_ssbarreto@hotmail.com

 

Postar um comentário

<< Home